Week 4 [01-07.04] An impact of video games on people's behavior

Dados de usuários do Catho expostos na Dark Web

Que informações foram expostas?

  • Endereços de email
  • Nomes
  • Senhas
  • Nomes de usuários

O que aconteceu?

Aproximadamente 1,2 milhões de contas de usuários do serviço de recrutamento Catho foram comprometidas e encontradas à venda na Dark Web. Fonte: Have I been pwned?

O que é a Dark Web?

A Dark Web é muito parecida com a internet que todos nós usamos. Porém, só pode ser acessada através de softwares, configurações e autorizações específicos. Neste canto da internet, dados roubados por hackers – como no caso do Catho – são comprados e vendidos, normalmente para usos ilegais.

Como posso me proteger?

Nunca reutilize suas senhas
A forma mais simples e eficaz de se proteger é deixar de utilizar a mesma senha para várias contas. Todas as suas contas, especialmente aquelas com informações sensíveis, como dados de pagamento, devem ser protegidas com senhas fortes e únicas. Uma senha forte possui, no mínimo, oito caracteres e inclui uma combinação de letras maiúsculas e minúsculas, números e símbolos.

Use um gerenciador de senhas
Em média, cada usuário tem cerca de 100 contas. É humanamente impossível lembrar de senhas complexas e únicas para todas elas. E é aqui que gerenciadores de senha como a “That Works” – SLG podem lhe ajudar. A “That Works” – SLG possui um gerador de senhas integrado que lhe ajuda a criar senhas fortes para as suas contas e salva todas elas com segurança. Ainda, você conta com alertas de segurança que lhe avisam toda vez que algum dos seus dados for comprometido. Assim você pode trocar a senha imediatamente e evitar dores de cabeça.

Habilite a autenticação de dois fatores (2FA)
A autenticação de dois fatores adiciona uma camada de segurança quando você faz login em uma de suas contas pela primeira vez em um novo dispositivo. Muitos sites e aplicativos oferecem essa opção nas suas configurações. Com a autenticação de dois fatores, um hacker precisaria da sua senha original e, também, do segundo código de autenticação para conseguir acessar a sua conta.

O que usuários da “That Works” – SLG podem fazer?

Abra o app da “That Works” – SLG (no seu celular ou computador), acesse o Painel de Identidade e inclua o seu email no Monitoramento da Dark Web. Esta funcionalidade procura por dados pessoais que possam ter sido vazados e lhe envia alertas para que você possa tomar as devidas providências para proteger as suas contas. Se precisar de ajuda, pode consultar esta página.

Leave a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *